Morreu João Paulo Seara Cardoso, fundador do Teatro de Marionetas do Porto.


Só hoje soube que criou e dirigiu "A Árvore dos Patafúrdios" e "Os Amigos de Gaspar". Adorei esses programas quando era miúdo e ainda sei cantar as músicas do Sérgio Godinho.

Essa memória implantada nas pessoas, estes marcos na vida de alguém, os alunos que ensinou, são a imortalidade.


[Rafael Ferreira]

Qual fénix? Soundgarden!

A primeira coisa que senti ao ouvir a nova (e única nova) música de Soundgarden, foi vontade de deixar crescer o cabelo. Arre, liberdade, 90's!

Não desculpo os erros de carreira do Chris Cornell, mas o resto da banda fazem aquela voz encher o peito.

A nova música, Black Rain, soa a Badmotorfinger, um dos primeiros álbuns, mas com a limpeza de uma gravação nova. Esta pérola aparece no último CD que, infelizmente, é um "best of" e não um álbum inteiro de psicóticos estados de alma, como estou habituado.

É daquelas bandas que não preciso ouvir para comprar.



[Rafael Ferreira]


[Fotografia de Timothy Saccenti]

No dia que se comemora 100 após a Proclamação da República, onde são reforçados os valores de liberdade, igualdade e fraternidade, gostaria de fazer referência a um artigo muito interessante sobre cidadania cultural que me fez perceber que participar culturalmente na sociedade é, também, uma forma de fortalecer os valores republicanos. Neste artigo, Leonard Brant, explica que “O Estado deve estimular, garantir e regular a participação dos cidadãos e que a participação social nas actividades culturais deve ser um acto de responsabilidade compartilhada entre poder público, sociedade civil organizada, e outras sociedades estabelecidas.” O autor explica ainda que o reconhecimento da nossa identidade através do nosso património é um exercício pleno de cidadania, uma vez que permite ao cidadão “desconstruir os pilares de quaisquer tipos de preconceitos.”


[Ana Leite]