Gosto tanto de algumas bandas que tenho receio em ouvi-las demais. Tenho até reservas em dar a ouvir a amigos e conhecidos porque uma crítica desinteressada, mais até que uma negativa, ia por-me de rastos. Com a minha memória má, consigo até não decorar as músicas e estar durante muito tempo num estado de permanente descoberta. Tipo memória de peixe.

Vou arriscar e falar de Broken Social Scene.

Primeira característica interessante, são do Canadá. Sendo este país a Europa na América, dá para perceber algumas nuances da banda. Depois, são muitos (12 membros?), é uma cacofonia - há muitos momentos em que não se percebe o que se passa, uma mistura não desagradável de sons, para logo a ordem aparecer no caos. Os Arcade Fire também são muitos mas mais organizados. Continuo sem saber exactamente quem são os constituintes mas sabe-se que há projectos paralelos por todo o lado até com mais visibilidade (Feist, por exemplo).

A música... agrada-me ao ponto de andar a stressar para comprar bilhetes para Novembro, na Casa da Música. Sei sempre quando a música começa que lá para a frente vão haver momentos em que estou hipnotizado num espaço muito próprio. E hoje em dia isto é raro: músicas que nos movem pelo seu miolo e não pelo refrão fácil.

Recomendo o último álbum como ponto de partida mas deixo aqui a música que me despertou o interesse:



[Rafael Ferreira]

1 comentários

Ana Leite disse... @ 5 de agosto de 2010 às 13:56

Rafael,

Sou uma daquelas pessoas que adora música, mas não se debruça muito sobre ela. Sou como toda a gente: preciso de música na minha vida, mas ouço-a, sinto-a e gosto e isso chega-me sem ter necessidade de fazer um grande aprofundamento musical, ao contrário do que acontece com outras expressões artísticas que sou apaixonada.
Tudo isto para te dizer que a forma como tu descreves e partilhas connosco as características de uma banda, de forma quase que personificada, faz com que, pessoas como eu, tenham vontade de entrar e aprofundar a música.

Conto contigo para me educares musicalmente, devaneia por aí fora que é o que precisamos. =)

Ana Leite

Enviar um comentário